A UNITA apelouna última terça-feira, 16, em Luanda, num dos pontos do comunicado divulgado após a reunião do Comité Permanente da Comissão Política que se evite ingerência na fundação Jonas Savimbi, numa reunião em que foi avaliada a situação política, económica, social e diplomática do país em geral e a vida interna do partido.
Fonte: Diario Independente
A UNITA considera que os filhos de Jonas Savimbi “têm legitimidade” para promover o reconhecimento da Fundação dedicada ao fundador do partido do “Galo Negro” e apelou para que esta “não sofra interferências que a desvirtuem”.
A UNITA diz também ter sido informada pelo coordenador da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, Isaías Samakuva, sobre o processo da legalização da mesma, sublinhando que esta foi sempre “um desejo do partido”.
Na semana passada, o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, mostrou-se cético quanto à decisão de legalizar a Fundação, que foi apresentada em conferência de imprensa pelo seu antecessor, Isaías Samakuva, por receios de instrumentalização. O coordenador-geral da Fundação e ex-presidente da UNITA Isaías Samakuva afirma que a instituição tem apenas fins filantrópicos e não serve objetivos políticos.